• Publish

A transformação digital já começou! Onde está você nessa história?

A transformação digital é um movimento novo no mercado e que, cada vez mais, ganha empresas adeptas. O motivo? A busca por melhores resultados… Mas neste caso, com um toque a mais. Ou seja, melhores resultados aliados à uma experiência de usuário (e/ou cliente) significativa, memorável, pensada e executada com qualidade.

Por isso, queremos fazer você entender o que é a transformação digital, por que ela é importante para o presente da sua empresa e, principalmente, para seu futuro.





Transformação digital: um (nem tão) pequeno passo para o homem, mas um (realmente) grande salto para sua empresa


Afinal, o que justifica tamanha mudança na forma que empresas se relacionam com tecnologia? Como ela passou a ser o centro, engrenagem e combustível para que relações comerciais existissem? Para explicar isso, vamos voltar alguns anos no tempo.

Mais precisamente para o final da década de 1980 e começo de 1990. Nesse período, o que ditava o ritmo de trabalho era a sintonia errática entre execução manual e as ferramentas mecânicas. Anos depois, o que se viu foi a união desengonçada dessas mesmas execuções manuais com aquelas que seriam primeiras tecnologias digitais.

Foi no começo dos anos 2000 que tudo mudou.

A migração para uma nova realidade: integração entre ambientes digitais e tecnologias que transformaram (e otimizaram) todo aquele trabalho manual. Ou seja, a virtualização.

E é neste cenário que a maioria das empresas se encontra até hoje, talvez até mesmo a sua: em um apoio maciço de ferramentas e softwares para fazer seu negócio - pelo menos internamente - rodar.


E qual o problema?

Não é bem um problema, mas uma situação cíclica: a forma que as pessoas consomem muda. E não falamos de uma mudança suave, ela muda mesmo. Pra valer.

Pense só naquelas empresas que anunciavam na tevê e vendiam por telefone. Para elas, os anos 80 e 90 foram excelentes, mas a partir dos anos 2000, a conversa foi outra. A televisão perdeu seu protagonismo, assim como o telefone. Temos nossos celulares, é claro, mas não compramos com uma ligação… Na verdade, mal ligamos para as pessoas. Usamos aplicativos de mensagens para isso.

Ou seja, cortamos toda a gordura e tomamos a iniciativa, partindo para os carrinhos dos e-commerces. Preço e comodidade que seguiram a principal mudança na forma de consumir: a experiência do cliente.


Agora, encaramos outra revolução de cenário: ela mesma, a transformação digital.


Nela, tudo converge para os ambientes digitais da empresa. Eles não apenas servem de apoio operacional do setor de TI ou como um braço da sua estratégia de marketing.

A transformação digital serve para mudar toda a operação da sua empresa, colocando os processos digitais na linha de frente, integrando-os com os seus serviços ou produtos.

Por um momento, parece que apenas empresas cujos produtos ou serviços são digitais (como aplicativos ou softwares), têm o que é preciso para entrar na dança da transformação digital, mas não.

Mesmo que a sua empresa trabalhe com algo totalmente diferente e estritamente físico, como serviços de pintura, por exemplo, o ambiente digital já é essencial.

É através de redes sociais que potenciais clientes conhecem, compartilham e se comunicam com sua marca. Além disso, é nos diversos campos de avaliação que sua empresa é julgada: as estrelinhas, notas e comentários, seja no Facebook, Google ou mesmo Mercado Livre.

Tudo isso porque os usuários, o que inclui o seu público-alvo, cada vez mais “vivem” o ambiente digital e tecnológico. Por meio dele que a forma de consumir mudou (lembre-se do exemplo da empresa de vendas por telefone versus o celular) e com ela, a exigência dos consumidores.

Se antes era o preço era o responsável por uma compra, agora as cartas mudaram. Em pouco tempo, a experiência do cliente vai tomar esse lugar.

Para você ter uma ideia, apenas nos Estados Unidos, negócios perdem anualmente US$ 1.6 trilhão devido à experiências ruins de clientes. Além disso, 68% dos consumidores afirmam que não voltam uma vez que trocaram de serviço.


Ou seja, sua empresa vai precisar entrar de vez no mundo digital.

Independente da solução, seja um aplicativo ou mesmo um software que aproxime sua empresa e seus canais de seus clientes. Da atração de cliente ao pós-venda (importante para a fidelização), sua empresa deverá contar com tecnologias e ferramentas inteligentes que façam essa ponte com os usuários, em busca de uma melhor experiência de cliente e mais qualidade no seu serviço ou produto.


*Confira a pesquisa completa aqui (em inglês).


“Mayday, mayday! Minha empresa não faz parte da Transformação Digital!”


A aplicação de todas as soluções depende de muita análise de uma equipe especializada. É importante ter em mente que o passo inicial disso tudo é a mudança de mindset. A tecnologia é a base de uma pirâmide, da qual o cliente é o topo.

Além disso, na transformação digital, processos truncados não têm vez. Hierarquias muito sólidas não combinam com a dinâmica do mundo digital.


As informações devem fluir para que todo time esteja envolvido.

Muito mais que marketing e vendas, a transformação digital se propõe a expandir dentro da empresa, de forma a naturalmente afetar todos os setores e movê-los em uma única direção: a melhor experiência do cliente, com suporte fornecido durante toda sua jornada.


Ou seja, é preciso:

Transformar o cliente, suas necessidades e preferências em foco principal, em busca da promoção de um relacionamento com ele através das plataformas digitais.

Adotar a agilidade interna como um mote de todos os setores, em busca da eficiência operacional na resolução de problemas e criação de soluções.

Mudar seu modelo de negócio. Uma vez que sua empresa investe na transformação digital, também investe em maior alcance e na melhoria da sua oferta. O resultado? Crescimento!


A transformação digital é um passo certo para o futuro da sua empresa. Que tal começar essa caminhada agora? Continue acompanhando nossas publicações e fique cada vez mais informada sobre o quê, quando e como iniciar sua própria Transformação Digital!

1 visualização

Todos os direitos reservados. Publish 2020